Red Bull Air Race

         Red Bull Air Race Word Series, estabelecido em 2003 e criado pela Red Bull, é uma série internacional de corridas aéreas com a participação dos pilotos mais hábeis do mundo, em que os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos desafiadores, no menor tempo possível. Os pilotos voam individualmente contra o tempo passando pelos ´´ Air gates ´´


As corridas ocorrem principalmente em aeródromos, mas também acima das cidades, do mar ou das maravilhas naturais. São acompanhadas também, muitas vezes, por shows aéreos. As corridas acontecem nos fins-de-semana. O evento emocionante atrai multidões e também é transmitido pelo mundo pelos principais canais de televisão.

Nas corridas, actualmente 14 pilotos competem uns contra os outros. O vencedor da corrida é o concorrente que realiza o melhor tempo depois de duas voltas no mesmo circuito. Os pilotos competem em um circuito torcido com cinco grupos de obstáculos especialmente erguidos(Air gates). Voar com atitudes contras as regras ocasiona desqualificação ou acréscimo ao tempo de voo. Os seis primeiros pilotos de cada etapa do Air Race ganham de 6 a 1 pontos, ganhando o vencedor 6 pontos e o sexto colocado 1 ponto. O piloto que tiver mais pontos no fim da temporada se torna o campeão mundial do Red Bull Air Race. O campeão de 2005 foi o americano Mike Mangold. Em 2006, o também americano Kirby Chambliss foi o campeão mundial

MANOBRAS:


• Borda da faca

• Cruzando um Gate

• Laço

• Oito cubano

• Meia cubana

• Círculo horizontal

• Oito horizontal

• Rolo horizontal

• Quarto vertical

• Metade vertical

• Rolo vertical

• Tailslides




Avião:


Os aviões são fabricados propositadamente para a competição e para suportar as forças G´s.

Os concorrentes usam aviões acrobáticos high-end tais como Zivko Edge 540X, MXR Technologies MX2, e Extra 300, que são equipados com motores Lycoming.

A série começou a ver concorrentes desenvolverem versões realçadas de seus aviões para melhorar o desempenho, e assim os tempos também. Entretanto, as implicações de segurança do motor ou das falhas da fuselagem significam que o desempenho que é ajustado pelas equipes individualmente, como é feito geralmente em outros eventos do motorsport, é limitado no espaço da série.



Nome:

Diogo Freire nº8

Pedro Correia nº19