Este desporto radical tem como objectivo uma queda livre por volta dos 9 metros e de repente o corpo representa um “iô-iô” humano. Isto é, o desportista sobe até ao cimo de um guindaste, amarrado pelo respectivo equipamento e salta. Existe um equipamento apropriado para a prática deste desporto, ou seja, o desporto só disponibiliza riscos para aqueles que se arriscam a tal perigo.
Se os elásticos arrebentarem há sempre uma fita que oferece grande resistência. E como todas as pessoas devem ser pesadas obrigatoriamente antes de saltar, o elástico é utilizado de acordo com o seu peso.
Equipamento
Como a maior parte dos desportos, no Bungee Jumping também é necessário a utilização de um equipamento próprio. Neste desporto usam-se presilhas, engates e cintos, assim como no alpinismo. Além destes utensílios serão precisos para a sua prática cordas elásticas que são essenciais tanto para a segurança e o sucesso do salto do desportista. Nem todas as pessoas são iguais, por isso, existem quatro tipos de cordas que são alteradas conforme o peso da pessoa. Todas as cordas tem um tempo de vida, ou seja, quando alcançarem cerca de 1200 saltos deixam de ser úteis, pois devem ser imediatamente substituídas. As cordas conseguem aguentar até 4000kg após serem testadas e aprovadas e no seu interior contém uma corda de nylon. Existem empresas que colocam um colchão de ar no chão para maior segurança.
Onde praticar
Algumas pessoas insistem em saltar de pontes ou torres, sabendo que além de perigoso é também proibido. Por isso o bungee jumping pode ser praticado em feiras ou exposições, com toda a segurança necessária.
Cuidados
As pessoas com problemas cardíacos ou de coluna não são aconselhadas para praticar este desporto. E o estado emocional é também importante, assim como, não devem estar alcoolizadas ou drogadas.
Vários Tipos de Saltos:
• Salto pela cintura e pelo peito
• Salto pelos pés e pela cintura
Link: http://www.youtube.com/watch?v=lAZIxuxjogI
Marcos Sousa 8ºD
Ana Rodriges 8ºD